Cloro X Cabelos

Nesse verão esta difícil ficar fora d'água e para aqueles como eu que preferem uma piscina ao em vez de uma praia com multidões, muito sal e trânsito lotado.
Tem que se preocupar com o nosso querido amigo e vilão o CLORO, o mesmo que mantem as nossas piscinas limpas deixa nosso cabelo fraco quebradiço e junto ao sol deixa ele bem mais claro.

Consequências normais porém um pouco incomodas.

Resolvi buscar algumas dicas para deixar esse vilão nos incomodar um pouco menos que o normal e não agredir tanto os nossos belíssimos cabelos.




Por que o cloro é tão prejudicial à saúde dos fios?
O cloro é uma substância química utilizada para deixar a água da piscina sempre limpa e promover a proteção da água contra algas e possíveis microorganismos que podem causar doenças ou decompor a matéria orgânica. Apesar de ser ácido, o cloro, por si só, nem é tão perigoso assim aos fios. O que o torna tão nocivo à saúde das madeixas é a mistura dele com a água da piscina.
Quando a água entra em contato com o cabelo, a tendência é que ela seja absorvida pelas células de queratina presentes na estrutura dos fios, deixando-os inchados. Isso provoca pequenas aberturas na cutícula capilar, que fica vulnerável à penetração do cloro. A abertura das escamas internas expõe os fios ao baixo pH do cloro, que os torna fracos, quebradiços opacos e mais suscetíveis à queda.
Seis dicas para fios saudáveis na piscina
Hoje em dia, muitos clubes e academias adotam piscinas sem cloro, substituindo o uso dessa substância por água salinizada. Porém, não são todas as piscinas que estão livres dessa substância. Para não chegar no fim das férias com cabelos secos e quebradiços, confira algumas dicas para proteger os fios dos efeitos nocivos da água clorificada da piscina antes e depois de cada mergulho:
1) Tome cuidado com a touca
Caso o seu contato com a piscina seja ainda mais constante que apenas uma ou duas vezes por semana, preste bastante atenção na touca que você utiliza para praticar esportes. Como é bem apertada e, geralmente, constituída por látex e outras fibras elásticas, ela acaba gerando um atrito forte com os cabelos podendo romper as fibras capilares - o que acarreta, dentre outros efeitos, o temido e indesejado frizz nos cabelos. Além disso, ela também deve ser colocada e retirada com muito cuidado, uma vez que pode embaraçar ainda mais os fios (e desfazer os nós com os fios endurecidos pelo cloro é ainda mais difícil). O ideal, portanto, é utilizar uma touca de tecido e só depois colocar a de silicone.
2) Não dê tempo para o cloro agir
Uma dica essencial é lavar os fios assim que sair da água da piscina antes mesmo que eles sequem - quanto maior a exposição, maior as consequências. Um shampoo anti-resíduos também pode ser uma boa escolha se você não possui químicas no cabelo. As hidratações nas madeixas devem ser constantes (no mínimo, uma vez por semana) e as máscaras e ampolas de tratamento de rápida ação são mais do que bem vindas.
3) Molhe o cabelo antes de entrar na piscina
Como um dos truques de salão para amenizar os efeitos do cloro nas madeixas, alguns cabeleireiros indicam molhar os cabelos com água (sem cloro!) antes mesmo de dar um mergulho. A explicação é que, assim, os fios já estarão saturados de água, evitando que a mistura do cloro com a água seja tão nociva.
4) Considere utilizar sprays de proteção
O ideal seria investir em cremes sem enxágue e protetores térmicos antes do mergulho para dar uma "selada" nos fios e dificultar o contato deles com a água clorificada. Porém, são vários os clubes e academias que proíbem o uso desses produtos até mesmo por questões higiênicas. Portanto, invista em produtos em spray com filtro solar e vitamina E ,que impermeabiliza o fio, antes de entrar na água.
5) Cuide das suas pontas
A parte do cabelo que sofre primeiro os efeitos da mistura da água com o cloro são as pontas dos fios. Se ela não estiver hidratada o suficiente, as hidratações não conseguirão reverter os danos e a única solução possível será o corte. Por isso, não abra mão de um bom reparador de pontas na sua rotina.
6) Em último caso, parta para a cauterização
A cauterização é um processo de recuperação rápida dos fios danificados, extremamente secos, quebradiços ou tingidos. Muitas das vezes apelidada de "UTI dos fios" ou "plásticas dos cabelos", é um tratamento intensivo de rápida ação que evita a perda de nutrientes e outras vitaminas dos fios. Caso os seus fios estejam bem quebrados, pode ser uma ótima opção; caso contrário, eles poderão sofrer o efeito rebote: ficar ainda mais endurecidos devido à grande quantidade de nutrientes e proteínas em sua composição.

Eu utilizo a técnica de molhar bem os cabelos antes de entrar na piscina e logo assim que saio lavo ele bem com shampoo sendo dois enxagues e antes de dormir no mesmo dia (caso no dia seguinte não vá entrar novamente na piscina) uso um creme reconstrutor noturno. Funciona perfeitamente no dia seguinte meu cabelo nem parece que entrou na  piscina e sofreu com tanta química.
Claro que se você usa muita química no seu cabelo só a lavagem não basta então use bastante proteção para que seu cabelo não resseque e fique lindo prontinho para a balada a noite ;)
Espero que tenham gostado da Matéria aproveitem o verão sem danificar o cabelo.
:*

Você também vai gostar de...

0 Comments