1a

Tipos de Cabelo - Como cuidar?

São muitos tipos de cabelo, disso nós já sabemos, mas classifica-los é preciso para saber como cuidar melhor de cada um, pois por exemplo dizer que um cabelo é cacheado não define a estrutura do fio, e isso complica até mesmo na hora de tratar ou texturizar o cabelo, por isso foi criado uma tabela para facilitar nossa vida.


Os tipos de cabelo são classificados de 1 a 4 e dentro de cada classificação tem a subclassificação de 1 ao C que define a intensidade da estrutura do fio.

O primeiro tipo é o cabelo LISO, ele é o numero 1 da lista, é aquele totalmente liso sem nenhuma ondulação, ele normalmente é o tipo de cabelo que a oleosidade vai desde a raiz as pontas.


1A (Fino) - Cabelo oleoso rente ao couro cabeludo que não gruda nada nem um grampo o cabelo extremamente liso normalmente esse tipo de cabelo tem que ser cuidado com produtos leves, dê preferencia a tratamentos para cabelos oleosos como detox e tratamentos anti-oleosidade, produtos que trazem volume são uma boa pedida para esse tipo de cabelo.

1B (Médio) - Fios mais encorpados já possuem volume já seguram cachos modelados, podem ser tratados com com produtos mais hidratantes para manter o alinhamento e brilho do fio.

1C (Grosso) - Reto pesado difícil de modelar, deve ser lavado com mais frequência com produtos específicos contra oleosidade e o condicionador deve ser bem hidratante e aplicados nas pontas dos fios.


2A (Fino) - Pouca ondulação quase liso, com fios em formato de S mais suave,  ele  é fácil de modelar porém tender a voltar a um formato mais próximo original rapidamente, por ser fininho. Não  possue volume, por isso, o ideal é usar produtos leves e em pouca quantidade. para estilizá-lo, Caso contrário, pode pesar e ficar murcho.

2B (Médio) - Tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado, pois possui forte memória do formato original. As mechas formam um S perfeito. O ideal é usar produtos a base de gel ou mousse para manter as ondas bonitas, além de finalizadores anti frizz.

2C (Grosso) - As ondas são tão intensas e já começam a formam cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciam um pouco da cabeça. É difícil de se modelar. Neste tipo de cabelo volumoso, é aconselhável caprichar nos finalizadores anti frizz


3A (Cachos soltos) - Tipo de cacho natural que parece ter sido feito com babyliss, bem largo e regular. Costuma ter bastante brilho e segurar bem uma escova. Para manter naturalmente os cachos bonitos e definidos, os melhores produtos são os géis, leave-ins e cremes ativadores de cachos, desde que não sejam muito pesados. Prefira shampoos sem sulfato.

3B (Cachos apertados) - Mais enrolado que o 3A, com cachos estreitos, definidos e regulares, bem espiralados.Para manter os cachos bonitos, o mais indicado são bons cremes ativadores de cachos, bem hidratantes e com potente controle de frizz. Como os fios costumam ser mais secos, lave com shampoo hidratante. 

3C (Cachos super apertados) - Os cachos são super fechadinhos e estreitos, como a ponta de um saca-rolhas. Ficam grudadinhos uns aos outros, “embolados”, porém com um padrão de forma bem definido. Os fios são finos e frágeis. Hidratação é palavra de ordem para manter este estilo sempre bonito, não só na máscara e no condicionador, mas também no shampoo. Para finalizar, prefira produtos bem hidratantes e um pouco mais densos, como cremes, manteigas e óleos.




4A (Macio) - Cachos hiper estreitos, parecem molinhas, da largura de uma agulha de crochê, bem definidos, deve-se evitar lavar todo dia ou até aderir ao método co-wash (lavar somente somente usando um condicionador – adequado para seu tipo de cabelo – com poder de limpar suavemente e hidratar, sem remover os óleos naturais dos fios). Caso ache a ideia de abolir o shampoo muito radical, dê preferência aos sem sulfato, com propriedades hidratantes.

4B (Seco) - Têm formato de Z (zigue-zague), menos definidas do que as do tipo 4A. Na hora da escolha do shampoo, opte por um mais denso e cremoso, que deixe os fios com aparência saudável e hidratada. Sempre desembarace com um pente de dentes largos (passando antes um condicionador bem poderoso, lógico!). Sele com algum tipo de óleo natural (como o de coco, jojoba, argan e etc – que nunca contenha óleos minerais), para que a hidratação não escape. Para estilizar, use leites e manteigas específicas para este tipo de cabelo, bem hidratantes. E evite manipular os fios o máximo possível, para minimizar possíveis quebras e ajudar no crescimento.

4C (Sem forma) - possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. O recomendado é evitar ao máximo lavá-lo e se possível aderir ao métodoco-wash (explicado no tipo 4A) ou aos shampoos sem sulfato. Após a lavagem, não esqueça de selar os fios com algum tipo de óleo natural, para reter a hidratação. Para finalizar, utilize produtos super hidratantes, como cremes e manteigas. Cremes pesados ainda ajudam a dar uma aparência mais alongadas aos fios deste tipo. É recomendado fazer hidratações potentes a cada 3 dias.

Então é isso lindezas espero ter ajudado com o post, comentem o que acharam e qual o seu tipo de cabelo. Beijoks até o próximo post :*
Fonte


Você também vai gostar de...

2 Comments

  1. Amiga que maravilha de matéria bem informativa sobre cuidados com cada tipo de cabelo explicando as suas definições e como lava-los !
    Amei.. o que seria da minha vida sem o sue Blog ?
    Bjks <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu te conheci no EBSA7, você é uma linda e simpática <3. Estou em transição e gostei muito de saber um pouco mais sobre meu cabelo natural,que é 3C vou saber cuidar melhor dele. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir